Inspiração

O nome Quadrantes foi inspirado numa canção da cantora e compositora carioca Joyce Moreno.

Esta música traz o arquétipo do número Quatro como símbolo da totalidade do universo, da natureza e da essência humana: “Tudo é um, tudo exato, tudo é infinitamente quatro” (Quadrantes in Álbum: Saudades do Futuro – 1985).

O ser humano, na sua necessidade de explicar o mundo, criou intuitivamente vários sistemas baseados em quadrantes como se o Quatro pudesse abarcar toda a diversidade da existência.
Teoria X-Y, Liderança Situacional, Grid Gerencial, Análise SWOT, Janela de Johari, Mapeamento Cerebral, MBTI ®, DISC ®, são alguns exemplos de sistemas no campo da administração e do comportamento estruturados em quadrantes.

Medição e Localização

O quadrante, como instrumento de medição, era conhecido desde a Antiguidade. Foi o instrumento de alturas mais cedo adaptado à náutica: é referido pela primeira vez no relato de Diogo Gomes, que declara tê-lo utilizado numa viagem efetuada por volta de 1460.

Os quadrantes usados em astronomia apresentavam, em geral, outros órgãos acessórios, com escalas que davam as tangentes de certos ângulos, linhas horárias e por vezes também, mas só a partir do século XIII, um cursor que se deslocava ao longo da escala de alturas e resolvia certos problemas astronômicos. Com o tempo procurou-se fazer do quadrante náutico um instrumento de precisão adaptando-lhe um nônio (dispositivo de medição para diminuir a margem de erro) ou modificando-o sem lhe alterar a base de construção.

quadrante nautico

Tanto o quadrante náutico como o astrolábio permitiam saber se a embarcação se encontrava mais a norte ou mais a sul, a partir da medição do ângulo que a Estrela Polar faz com o horizonte, ou ainda medindo a inclinação do sol, também em relação ao horizonte.

Todo ser ocupa um lugar único no mundo e esse lugar pode ser definido por uma coordenada (latitude e longitude), facilmente localizável via GPS, determinado assim uma cruz e seus quadrantes. À frente, está o futuro. Atrás, seu passado. As lateralidades esquerda e direita, representando suas opções de escolhas e seus relacionamentos.

Conheça aqui na íntegra a mensagem desta bela canção.

 


Exibe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube
Contact us
Oculta