Facilitação Gráfica – Pensando Visualmente

Estratégias para Objetivos

Facilitação Gráfica – Pensando Visualmente

 “Em qualquer tempo, qualquer um, em qualquer lugar:
resolvendo problemas através do uso de  imagens.”

Qualquer problema  pode se tornar claro por meio de uma imagem e qualquer imagem pode ser construída usando um conjunto simples de ferramentas e regras.

Pensar por meio de imagens pode ajudar a descobrir e desenvolver novas ideias, resolver problemas por caminhos inesperados e melhorar sensivelmente a habilidade de compartilhar percepções.

Mas por que usar técnicas de facilitação gráfica?

Porque nossa forma tradicional (e racional) de analisar problemas, que nos fez sobreviver e nos trouxe até aqui, criou no passado em nosso cérebro várias trilhas neuronais e conexões “seguras”. Diante de problemas novos, mas que guardam alguma semelhança com essas situações antigas, nosso sistema de alerta busca soluções usando essas velhas trilhas e conexões.

Os métodos visuais fazem com que, neurofisiologicamente,  a informação siga por trilhas diferentes das usuais. Nessas novas trilhas, descobrimos novos cenários e novas percepções, somos forçados a efetuar novas conexões e por isso chegamos mais perto de soluções criativas e inovadoras.

Pensando Visualmente

Desenhos podem ser simples

Exemplo facilitação gráfica

Entrevista de Seleção Curitiba 2012/05

 

A mão é ainda é melhor que o “mouse”

  1. Pessoas gostam de ver desenhos de outras pessoas
  2. Desenhos a mão livre são rápidos de criar e fáceis de alterar
  3. Computadores facilmente são usados para fazer certo o desenho errado.
  4. Por razões neurofisiológicas, desenhar à mão livre “solta mais” a mente.

A questão não é como fazer as melhores apresentações e sim quanto confortável estamos em pensar com nossos olhos.

Dan Roam descreve 03 tipos de pensadores visuais:

Black pen: pessoas que não conseguem esperar para começar a desenhar (Me dá a caneta!) – Empiricamente, representam 25% dos participantes de uma reunião.

Yellow pen: pessoas que ficam felizes por acrescentar algo ao trabalho dos outros (Eu não sei desenhar mas…) – Highlighters – Representam 50 % dos participantes da reunião.

Red pen: pessoas que questionam o pensamento visual até o momento que pegam uma caneta vermelha e redesenham tudo o que os outros fizeram. (Eu não sou uma pessoal visual…). Representam os 25% restantes dos participantes de uma reunião.

Representação Gráfica

Extraído de  Roan, Dan – The Back of the napkin: Solving problems and selling ideas with pictures – Portfolio / Penguim Group – New York, USA, 2008.

 


Exibe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Linkedin
Share On Youtube
Contact us
Oculta