Liderança: Como Desenvolver e Aprimorar a Performance

Objetivo

Aprimorar a performance das lideranças para a gestão efetiva de equipes com foco em competências e habilidades como autodomínio, percepção,comunicação & feedback, trabalho em equipe, administração de conflitos.

Fundamentação

Performance

Performance significa: Comportamento ( o que e como alguém faz) + Resultado do comportamento.

Performance= Comportamentos + Resultados

As 3 Forças da Liderança

Podemos definir a performance de uma liderança como resultante de um sistema de 03 forças:

A Força do Autodomínio: Liderando a Si Mesmo
A Força da Relação: Liderando os Outros
A Força da Ação: Liderando o Processo

O resultado deste sistema tende a gerar comportamentos de liderança efetivamente comprometidos com a organização e com as pessoas.

Metodologia

O programa de Aprimoramento da Performance da Liderança baseia-se no Ciclo de Aprendizagem Vivencial e na Tecnologia Comportamental.

Aplicabilidade para a Lideranca

Experiências estruturadas são proporcionadas aos participantes durante os módulos. Os módulos  constituem-se de ambientes controlados onde é possível a experimentação segura de novos comportamentos. Essas experiências vão conduzir, através da reflexão, à formulação e reformulação de conceitos. Esses conceitos são então transformados em ferramentas e comportamentos de uso diário.

Entre os módulos, os participantes são estimulados a experimentar esses novos comportamentos e ferramentas no seu ambiente real de atuação, em atividades práticas de aplicabilidade.

Conteúdo

Os conteúdos dos módulos são definidos em conjunto com a empresa, a partir da análise cuidadosa da situação atual e dos comportamentos necessários para que os objetivos desejados sejam alcançados.

O ponto de partida é o mapeamento das competências críticas para o desempenho eficaz da liderança e dos comportamentos que possibilitam a observação e mensuração da utilização de cada competência.

Segundo Vizioli e Luz,  as 9 competências mais avaliadas nas organizações são:

Comunicação
Cooperação /Trabalho em Equipe
Foco no ( do) Cliente
Gestão da Mudança
Liderança (Inspiradora) – com a pior avaliação
Orientação para Resultados (Desempenho) – a mais bem avaliada
Pensamento Estratégico
Planejamento e Organização
Tomada de Decisão (Riscos)

Fonte: Adaptado de  Liderança – A Força do Temperamento (Miguel Vizioli e Maria Luz)


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