O objetivo do trabalho de coaching é levar o profissional (Coachee) a uma mudança planejada e desejada, aprimorando seus níveis de performance dentro da organização.
Como “performance” entendemos: Resultados alcançados (Quanto) + os comportamentos que possibilitaram estes resultados (Como).
O que é Coaching?
- É um processo planejado de desenvolvimento de competências comportamentais com foco em um objetivo escolhido.
- É um processo que parte da situação presente para um ponto futuro.
- Neste processo são mapeados os comportamentos críticos que o Coachee precisa aprimorar / desenvolver para atingir o objetivo.
- Para que o processo seja efetivo, o Coachee deve ter papel ativo, participando com muito esforço, dedicação e agindo no sentido de conquistar seu desenvolvimento.
- Assim, o foco do processo é aprimorar /desenvolver comportamentos para um objetivo.
O que é o Coaching não é?
- Um processo de Coaching não é terapia, consultoria, aconselhamento ou treinamento.
- Não visa “mudar” a pessoa.
Benefícios para o Coachee
- Desenvolve novas habilidades/competências ou comportamentos.
- Alcança resultados ainda mais satisfatórios.
- Atinge metas e objetivos.
- Responsabiliza-se pela própria performance.
Metodologia
Um profissional previamente designado (Coach) conduzirá o processo em um número combinado de sessões, utilizando, segundo seu critério técnico, de métodos reconhecidos e tecnologias comprovadas, como a Tecnologia Comportamental Cognitiva, o MBTI®, o IDM® entre outros, respeitando-se os seguintes passos:
Passo 1: Avaliação das qualidades e áreas de desenvolvimento, mapeamento de perfil.
Passo 2: Escolha do objetivo comportamental para a mudança desejada e indicadores.
Passo 3: Determinação dos comportamentos críticos necessários.
Passo 4: Acompanhamento, feedback, orientações e ajustes.
Passo 5: Avaliação do processo.