Como pedir um aumento a seu chefe
Category : Carreira
Veja “manual” publicado na Superinteressante sobre o tema, por André Bernardo, a partir de contribuição minha e de vários profissionais da área.
http://super.abril.com.br/cotidiano/como-pedir-aumento-598595.shtml
Leia também abaixo a matéria escrita por Glau Gasparetto, com minha consultoria, e divulgada em vários sites da internet (Blog do malagueta, Mdemulher.abril.com.br, Viva!Mais, e outros)
Dicas para você negociar um aumento de salário com seu chefe com sucesso
Por Glau Gasparetto
Qual o momento certo para pedir aumento?
Comece analisando o contexto: situação do mercado, da empresa e a sua. Avalie como anda o humor da chefia. Lembre-se de que é muito mais fácil falar de aumento em período de bons resultados, seja na economia do país, na firma ou em seus próprios projetos e desafios.
Como abordar o chefe?
Tente imaginar como você gostaria de ser abordada sobre essa questão, mas, em geral, evite rodeios. Marque uma conversa num horário em que não haverá interrupções. Se ele perguntar qual é o assunto, dê uma resposta genérica, como: ”É sobre meu trabalho”. E deixe para expor o restante depois.
Qual o melhor argumento?
Resultados. Detenha-se em suas realizações e no seu potencial para fazer ainda mais pela empresa.
Evite comparações com outros profissionais, com colegas que ”ganham mais e fazem menos”. Comparações, aliás, só se forem em relação à você mesma, para analisar sua evolução e desenvolvimento.
Se o salário está defasado em relação ao mercado e você tem dados consistentes e confiáveis, pode apresentá-los para reforçar seus argumentos.
Como a pessoa tímida pode se sair bem?
Prepare bem sua argumentação. Escreva-a, se for necessário. Trabalhe o lado emocional antes – uma boa técnica são exercícios de respiração –, buscando aumentar sua autoconfiança. Seja simples e objetiva, mas firme, serena e direta.
Deve-se ter em mente qual valor de aumento pedir?
Sim, a não ser que a empresa tenha um plano com patamares definidos de evolução salarial. Neste caso, respeite-o. Seja flexível e esteja aberta para negociações.
Se ouvir um “não”, como reagir?
Sempre agradeça a oportunidade. Busque saber os motivos, ouça-os atentamente e procure ter certeza de ter entendido os argumentos apresentados. Procure reavaliar-se e analisar toda a situação. Você pode chegar à conclusão de que ainda não era o seu momento ou que, realmente, esta não é a empresa para você trabalhar e se desenvolver – o que significa começar a preparar e planejar algumas mudanças em sua vida.
Depois do ”não”, quando tocar no assunto de novo?
Depende do que foi dito, se algum prazo foi mencionado ou da forma como o chefe recebeu o pedido. Em geral, deixe a poeira baixar e volte à carga após dois ou três meses. Com novos argumentos e relembrando os anteriores.
O que conta pontos?
Apresentar fatos e resultados, mantendo postura calma, coerente, equilibrada, sabendo falar e ouvir. Mas como estamos diante de uma relação com chefia, inicie e termine a conversa dando pitadinhas de submissão, reconhecendo seu lugar na hierarquia e aceitando as decisões, sem bater de frente.
O que queima o filme?
Não ter resultados para apresentar, discutir e mostrar-se muito insegura, crítica ou revoltada.
Colocar-se no papel de vítima é ruim, bem como utilizar chantagem emocional a partir de situações ou problemas particulares (dificuldades econômicas como argumento, por exemplo).
Consultoria: José Luís Fódra, psicólogo da Inter&Ação Desenvolvimento Humano